quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Costa Cabral

  Quem quiser viajar no tempo pode sempre dar um passeio pela rua de Costa Cabral, na cidade do Porto. Esta zona da urbe mantém-se como cenário inverosímel; congelada nos idos anos de 1970, foi trazida directamente para os nossos dias com um leve cheiro a bafio. Quem estiver interessado em saber qual era o aspecto do comércio num país comunista, como a saudosa RDA, ou mesmo uma Bulgária decrépita, pode sempre deambular por estas lojas de calçado e roupa de difícil classificação. Os manequins ainda são construídos à boa maneira antiga, e é perturbante ver uma blusa com um decote mais aberto, suspensa sobre uma estátua que podia estar num filme de terror. As montras afundam-se rapidamente na escuridão de buracos negros, e se nos arriscarmos a entrar podemos não mais conseguir sair. Tudo aqui é inquietante, e mesmo a mulher, cinquentona, passeando o seu cão fora de época sobre o passeio estreito, se torna um enigma para o transeunte inexperiente. Será puta ou avó de família da pequena burguesia, ali para os lados do Covelo?

2 comentários:

Adelaide Gomes disse...

Ainda me lembro da Rua Costa Cabral ser uma rua de grande movimento comercial, costumava ir com a Florinda comprar café que era moído na altura, contudo, eu não conseguia comprar lá nada, se calhar era pela ausência de curvas.

JonDays disse...

Olá Adelaide! Para veres como este blog anda pelas ruas da amargura, só hoje cá vim espreitar, a ver se alguém o teria visto! E não é que me deixaste aqui um comentário?? ehheheeh
bjs

Enviar um comentário